Pesquisar no Glossário

Glossário de Obra

Significado dos termos mais comuns de reforma e construção iniciados com a letra T

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z
TABEIRA
Série de tábuas que contornam as paredes, formando moldura que guarnece as dos assoalhos ou dos forros.
TABIQUE
Nome que se dá a qualquer parede delgada feita de tábuas, tijolos à galga, taipa de mão ou de qualquer outro material, que serve para dividir compartimento. Quando o tabique, neste caso, de madeira, vigas e tábuas, não se apoia no piso e sim nas paredes, sem sobrecarregar a estrutura do sobrado, diz-se que ele é aliviado ou suspenso.
TÁBUA CORRIDA
Piso de tábuas, em geral largas e contínuas, encaixadas entre si.
TABUADO
Porção de tábuas.
TACANIÇA
Nos telhados de quatro águas e de planta retangular, é o nome que se dá a cada uma das duas vertentes de forma triangular.
TACO
Cada uma das pequenas peças de madeira que formam o parquete. Pedaço de madeira embutido na parede ou no concreto armado para receber pregos ou parafusos nos marcos de portas, tábuas de rodapés e lambris de madeira.
TAIPA
Nome genérico dos sistemas construtivos em que se emprega, na confecção das paredes e muros de fecho, a terra umedecida ou molhada. Os panos contínuos são executados diretamente no local. Existem dois tipos: a taipa de pilão e a taipa de mão. A parede de taipa de pilão é obtida comprimindo-se a terra dentro de "fôrmas" de madeira (taipal), com largura média de 60cm. Já a taipa de mão (ou de sebe, ou de sopapo) requer uma estrutura de madeira, composta de esteios cravados no chão e ligados entre si por vigas horizontais inferiores e superiores, formando um sistema rígido de sustentação. Os vãos estruturais são vedados com a taipa.
TAIPAL
Armação de madeira usada na feitura da taipa de pilão, constituída de duas grandes pranchas compostas de tábuas emendadas de topo que se mantêm de pé e afastadas entre si pelo uso de pontaletes, travessas, escoras etc. . Há quem dê, no linguajar comum, o nome de taipal à forma de concreto armado.
TALUDE
Rampa, escarpa, inclinação que se dá aos muros de arrimo, às muralhas das fortificações, ao barranco resultante de um desaterro. Talude "natural" é aquele cujo ângulo de inclinação é o máximo que a constituição do solo permite para que não possa haver desbarrancamento espontâneo da terra, o que dispensa obras de consolidação e muros de arrimo.
TAPUME
Vedação provisória feita de tábuas, que separa a obra do logradouro público e protege os transeuntes de possíveis quedas de materiais.
TARUGO
Peça cilíndrica de madeira usada para unir duas outras peças, como se fosse um prego introduzido sobre pressão. Pedaço de madeira que se coloca nos telhados unindo dois caibros. Viga transversal de madeira, entre os barrotes de sobrado para evitar que estes se desloquem lateralmente.
TELHA
Cada uma das peças uniformes com que se cobrem as edificações, protegendo-as. A maioria é feita de barro cozido, embora também existam telhas de cimento amianto, de pedra, de alumínio, de madeira etc. Cada modelo requer um caimento mínimo para que o escoamento das águas seja satisfatório. TELHADO elemento de proteção da edificação contra a ação do tempo, especialmente das chuvas.
TELHA-VÃ
Telhado sem forro. Telha que não leva argamassa.
TELHADO DE UMA ÁGUA
Telhado formado por uma única superfície plana e inclinada.
TÊMPERA
Pintura de aparência aquarelada feita com mistura que pode ser à base de clara de ovo ou cerveja, entre outros materiais -geralmente é aplicada no papel, na madeira ou no gesso.
TENSÃO
O mesmo que tração. Energia potencial de um gerador que promove a circulação da corrente no circuito do qual é parte. Nesse sentido, é sinônimo de voltagem e diferença de potencial.
TENSÃO ADMISSÍVEL
Tensão cujo valor é fixado como o máximo que pode trabalhar o material, variável com a sua natureza e a da solicitação.
TENSÃO DE RUPTURA
Tensão máxima a que um material pode resistir e que se toma, no caso dos materiais dúcteis, como sendo igual ao limite de escoamento do diagrama tensão-deformação e, no caso de materiais quebradiços (não dúcteis), igual ao limite de ruptura.
TERÇA
Viga de madeira que sustenta os caibros dos telhados.
TERRAÇO
Cobertura plana de um edifício. Galeria descoberta. Qualquer recinto descoberto e anexo a uma construção, no rés-do-chão, em balanço, ou sobrelevado.
TERRAPLENAGEM
Preparação do terreno para receber a construção.
TESOURA
Sistema estrutural triangular, de madeira ou metálica, que sustenta a cobertura propriamente dita.
TESSELA
Laje de pedra para revestir pisos internos. Cada um das peças do mosaico.
TESTEIRA
A parte dianteira, mais saliente. A tábua pregada ao longo do beiral, sobre os topos dos cachorros, quando não existem calhas e condutores. Via de regra, é o nome que se dá à superfície vertical ou inclinada da extremidade de qualquer beiral, de madeira ou de concreto.
TEXTURA
Efeito plástico produzido por massa, tinta ou qualquer material empregado para revestir uma superfície, deixando-a áspera, crespa.
TIJOLO
Peça de barro cozido usado nas alvenarias dos edifícios. Usualmente, sua espessura é igual à metade da largura que, por sua vez, é a metade do comprimento. Os laminados são produzidos industrialmente.
TIJOLO DE ESPELHO
Tijolo assentado com a face maior à vista.
TIJOLO REFRATÁRIO
Peça feita de argila especial, branca, que tem alto poder de tolerância ao calor -muito usado em lareiras e churrasqueiras.
TIRANTE
Nas tesouras, viga horizontal sujeita aos esforços de tração. Comprida barra de ferro com as extremidades ancoradas em paredes fronteiras, que absorve os empuxos laterais, principalmente ocasionados pelas abóbadas, impedindo o desmoronamento da construção.
TOPOGRAFIA
Análise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção.
TOZETOS
Também denominados em alguns países por taco, são peças que permitem dar ângulos, encaixando os azulejos nos encontros de Quatro peças, permitindo também diversas decorações feitas individualmente sobre a parede.
TRAVA
Viga delgada de madeira que atravessa e prende o madeirame de uma estrutura. Qualquer fecho de porta, no sentido horizontal.
TRAVERTINO
Tipo de mármore de cor bege, comum na Itália, cheio de pequenas rachaduras naturais.
TRELIÇA
Armação formada pelo cruzamento de ripas de madeira. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser feita de madeira, metal ou alumínio.
TROMPE L'OEIL
Termo francês que significa enganar os olhos. Técnica de pintura cuja perspectiva e sombreamento dão a impressão, à distância, de que são imagens reais.
TUTOR
Armação que serve para guiar o crescimento de arbustos ou trepadeiras usadas em paisagismo.