Pesquisar no Glossário

Glossário de Obra

Significado dos termos mais comuns de reforma e construção iniciados com a letra R

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z
RÁDICA
Refere-se às deformações em forma de bolas enrugadas que aparecem nas bases dos troncos de árvores, como a nogueira, a imbuia e o pinho-de-riga. Os nós e veios ressaltados, característicos da rádica, são usados no revestimento de móveis.
RAGGING
Pintura executada com um pano ou plástico torcido.
REATOR
Equipamento auxiliar ligado entre a rede e a lâmpada de descarga com a finalidade de proporcionar condições de ignição e limitar a corrente que passa pelo circuito.
REBOCO
Argamassa de areia e cal (ou cimento) com que se revestem as paredes em uma ou duas camadas. Nesse caso, a primeira camada chama-se emboço (ou reboco grosso) e a areia de sua argamassa não é peneirada -a segunda camada, de acabamento desempenado, é composta de areia fina peneirada e cal, e é chamada de reboco fino ou massa fina.
RECUO
Distância entre as faces da construção e os alinhamentos, medidas perpendicularmente a eles.
REFLETÂNCIA (ou fator de reflexão)
Relação, expressa em porcentagem, entre o fluxo luminoso refletido por uma superfície e o fluxo luminoso incidente sobre ela -varia sempre em função das cores ou acabamentos das superfícies e suas características de refletância.
REFRATÁRIO
Diz-se das peças, geralmente cerâmicas, que resistem às altas temperaturas e que dificilmente se fundem. Os tijolos refratários são muito empregados na construção de fornos, lareiras e churrasqueiras.
REGISTRO
Nas tubulações de água, é o dispositivo que trava a passagem do líquido antes dos pontos terminais das torneiras.
RÉGUA
Prancha estreita e comprida de madeira. Perfil quadrado de alumínio que nivela pisos e paredes, enquanto a massa ainda está mole.
REJUNTAR
Preencher, com argamassa geralmente à base de cimento ou com produtos industrializados próprios, as juntas da alvenaria de pedra ou tijolo e as frestas entre peças de revestimento.
REQUADRO
Armação em que os componentes formam ângulos retos.
RESISTÊNCIA TÉRMICA (R)
Valor que expressa a capacidade de um material ou sistema de resistir à passagem do calor, obtido pela divisão entre a espessura do material pelo seu Coeficiente de Condutividade Térmica (K). A unidade desse valor é m.ºC/W.
RESPALDO
Diz-se que uma obra já está nos respaldos quando os alicerces já estão concluídos e revestidos superiormente por uma camada de argamassa impermeabilizante desempenada.
RESPIRO
Abertura que possibilita a ventilação em armários e depósitos.
RESSALTO
Qualquer saliência na fachada da construção. Outro exemplo são os ressaltos das pias de cozinha, coloquialmente chamados de bordas.
RETÁBULO
Nas igrejas, peça de madeira ou pedra trabalhada em motivos religiosos na qual se encontra o altar.
REVESTIMENTO CERÂMICO
Na construção civil, é o nome que se dá ao recobrimento de uma determinada área, utilizando-se placas cerâmicas com rejuntamento e argamassa colante adequadas. Como regra, ele deve ter as seguintes características: impermeabilidade, incombustibilidade e resistência, além de ser antialérgico e de fácil limpeza.
RINCÃO
Encontro de duas águas de um telhado formando uma reentrância (canal) por onde se escoam as águas pluviais.
RIPA
Qualquer peça de madeira fina, estreita e comprida. Muito usada para apoiar telhas dos telhados.
ROCOCÓ
Vertente do barroco que se caracteriza pelo excesso de detalhes e adornos, a maioria folhada a ouro. O termo serve também para designar obras ou objetos de mau gosto pelo excesso de detalhes.
RODAPÉ
Base contínua, rente ao chão, que serve de base ou assento a outros elementos de composição arquitetônica. Faixa de proteção ao longo das bases das paredes, junto aos pisos, podendo ser de madeira, pedra, mármore, cerâmica ou outros materiais.
ROSÁCEA
Caixilho de dimensões grandes e circulares. Ornato colocado no centro dos tetos ou abóbadas que lembra uma rosa.
RÓTULA
Porta ou janela cujo vão é preenchido por uma grade composta de pequenas tiras de madeira que se cruzam diagonalmente, permitindo que se olhe para fora sem ser visto, além de proporcionar ao interior agradável sombra e ventilação permanente.
ROTUNDA
Construção circular formada por colunas que sustentam uma cúpula.
RUFO
Nome dado às chapas dobradas de várias maneiras que guarnecem os pontos de encontro de telhados com as paredes, evitando a penetração das águas pluviais dentro das construções.