Pesquisar no Glossário

Glossário de Obra

Significado dos termos mais comuns de reforma e construção iniciados com a letra G

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z
GABARITO
Modelo, molde, padrão de medida, cujo instrumento de verificação recebe o mesmo nome. Em urbanismo, chama-se assim à altura máxima que podem ter os edifícios em determinadas ruas. Marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras, em que o encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares.
GALÃO
Medida de capacidade equivalente a 4,5435 litros (nomenclatura inglesa) ou 3,7852 litros (americana).
GALERIA
Corredor largo que, além da circulação de pessoas, serve para exposição de obras de arte. Duto subterrâneo para escoamento de águas.
GALGAR
Alinhar, levantar, alçar, endireitar, desempenar - fazer com que uma régua, um tábua ou um vão (porta ou janela) tenham seus lados perfeitamente paralelos.
GALPÃO
Depósito. Construção que tem uma das faces aberta.
GÁRGULA
Orifício por onde corre a água de uma fonte, geralmente desenhada aparentando uma figura ou rosto. Antigamente, o nome era dado ao canto situado na extremidade do beiral para recolher a água das chuvas que acumulava nas calhas, protegendo as paredes externas.
GAZEBO
Pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e o fechamento é feito com vidros ou treliças.
GEMINADO
O mesmo que duplicado, ligado. Diz-se da janela ou porta que possua duas folhas que se abrem para os lados, e de duas casas encostadas uma na outra, em geral com parede central de meiação.
GESSO
Pó de sulfato de cálcio que, misturado à água, forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes.
GOFRADO
Acabamento em madeira feito com tinta poliuretânica texturizada de aspecto final fosco, resistente a riscos e à maioria dos produtos de limpeza.
GOIVA
Ferramenta de carpinteiro, semelhante a um formão, que deixa sulco em forma de meia cana côncava.
GOLPE DE ARÍETE
Choque contra as paredes de um duto, causado por uma variação brusca na velocidade da água, em decorrência de repentino fechamento ou brusca abertura de registro, válvula, torneira ou outro elemento inserido no circuito, resultando uma variação de pressão que se propaga com grande velocidade ao longo do duto.
GOTEJADOR
Peça usada em sistemas de irrigação que transforma o fluxo da água em gotas.
GÓTICO
Estilo que surgiu na frança, na segunda metade do século XII, marcando as construções com abóbadas e motivos tirados da natureza, como as rosáceas. O gótico varia de país para país e culmina com estruturas finas de pedra demarcando grandes janelas com vidro.
GRADIL
Armação de ferro em forma de grades para proteção ou vedação de uma abertura.
GRANILITE
Mistura de cimento e fragmentos de pedras, executado no local, com acabamento em cera ou resina, cuja execução requer a colocação de juntas de dilatação a cada 1,5m.
GRANITO
Rocha cristalizada formada por feldspato, mica e quartzo, muito usado para revestir pisos. Existem diversas cores de granito e, muitas vezes, seu nome deriva de sua cor ou do local onde fica a jazida.
GRAU DE COMPACTAÇÃO
índice que determina a compactibilidade que um terreno deve assumir após o trabalho de apiloamento do mesmo.
GRECO-ROMANO
Diz respeito aos elementos típicos da arquitetura clássica, inspirada na antigüidade.
GRELHA
Grade de ferro que protege a entrada de bueiros e ralos. Também a peça de suporte nas churrasqueiras.
GRÊS
Material cerâmico duro, denso, opaco e não-poroso, composto de argila e feldspato. Sua dureza varia desde a grande resistência ao risco e ao choque até as pedras que se esboroam com a pressão dos dedos.
GRETAGEM
Fissura sobre a superfície esmaltada de cerâmicas, causada pela diferença de dilatação entre a massa cerâmica (chamada de base) e a camada cristalina da superfície, que protege o desenho (chamada de esmalte). Seu formato é geralmente circular, espiral ou como uma teia de aranha.
GUARDA-CORPO
Grade ou balaustrada de proteção usada em balcões, janelas, sacadas ou varandas.
GUARNIÇÃO
O mesmo que ornato ou adorno. Nas portas e janelas, nome da régua ou sarrafo que cobre a junta formada pela parede quando se encosta ao marco ou montante.
GUIA
Peça de pedra ou de concreto que delimita a calçada da rua. Peça que direciona o sentido de movimento das peças móveis, como as portas de correr.
GUILHOTINA
Nas janelas, sistema de vidraças que correm verticalmente, em vez de abrir girando em torno de eixos.