Pesquisar no Glossário

Glossário de Obra

Significado dos termos mais comuns de reforma e construção iniciados com a letra F

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z
FACHADA
Cada uma das faces de uma construção.
FAIXA
Denominação usada por alguns fabricantes de revestimentos cerâmicos para identificar listelos finos.
FÊMEA
Reentrância executada em qualquer superfície ou face de um objeto, que recebe e abriga a saliência feita em outro objeto a ser emendado (o macho).
FERRAGEM
Conjunto de peças de ferro necessário a uma construção, tais como fechaduras, dobradiças, cremonas, puxadores etc., para janelas, portas e portões.
FERRAGEM ESTRUTURAL
Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra.
FERREIRO
Profissional responsável pelo corte e pela armação dos ferros de uma construção.
FIADA
Carreira horizontal de pedras ou tijolos, disposta no sentido horizontal da parede.
FIBRA DE VIDRO
Material resistente, impermeável, empregado na fabricação de banheiras, piscinas e calhas. Do inglês fiberglass, é obtido por meio de um processo no qual o vidro, ainda em fusão, possibilita a separação dos filamentos que compõem o material.
FIBROCIMENTO
Material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer natureza, das quais a mais freqüente é a fibra do amianto. Essa mistura é a base da maior parte das caixas d'água fabricadas no Brasil.
FILETE
Friso, régua do boxe. Pequena moldura de seção quadrada que acompanha outra moldura maior. Peça cerâmica fina e comprida que complementa o revestimento.
FISSURA
Trinca superficial no concreto ou na alvenaria.
FLECHA
Distância vertical entre a posição reta e a fletida de uma viga ou peça.
FLOREIRA
Recipiente para flores, feito de alvenaria, de madeira ou de metal, muito usado em sacadas, patamares e alpendres.
FOLHA
Cada parte da porta e da janela que necessita de dobradiça para se mover ou correr. Nome genérico que recebe qualquer objeto largo e pouco espesso. O mesmo que lâmina ou chapa.
FORRAÇÃO
Espécie de carpete têxtil de pouca espessura. É muitas vezes usada como base para carpetes de maior espessura. Plantas rasteiras, como hera, musgo ou grama-preta, que fazem o acabamento de um jardim.
FORRO
Material que reveste o teto, promovendo o isolamento térmico entre o telhado e o piso. Pode ser de madeira, gesso, estuque, placas fibrosas, tecidos etc. Há ainda o forro gamela, típico do colonial mineiro, que é formado por cinco superfícies, quatro delas inclinadas e trapezoidais, enquanto a quinta é retangular, horizontal e fecha o forro.
FOSSA
Cavidade que recebe os líquidos residuais de uma construção.
FOSSA SÉPTICA
Cavidade subterrânea, feita de cimento ou de alvenaria, onde os esgotos são acumulados e represados de forma a ser digeridos por bactérias. Depois desse processo, os líquidos resultantes são encaminhados a uma nova fossa ou a um sumidouro.
FOTOGRAMETRIA
Método de levantamento topográfico mediante a fotografia. Aerofotogrametria chama-se o processo feito por fotografia aérea.
FRECHAL
Viga de madeira que, apoiada ao longo de uma parede, recebe e distribui uniformemente as pressões exercidas por elementos eqüidistantes, como caibros de telhados, barrotes de sobrados, prumos etc. Diferenciam-se dos baldrames devido ao modo de apoio: estes são ancorados somente nas extremidades, enquanto os frechais apoiam-se em toda a sua extensão na alvenaria, não trabalhando à flexão.
FRISO
Espaço que separa a arquitrave da cornija, nas construções clássicas, sendo comumente ornado de escultura ou inscrições, também é o nome genérico que recebem as barras ou faixas pintadas ou esculpidas ao longo de uma parede geralmente abaixo dos tetos.
FRONTÃO
Fronte, face dianteira. Arremate superior com a função de vedar o espaço compreendido entre pelas duas águas da cobertura e pelo plano situado nos topos das paredes do pavimento da construção. De formato triangular, consta de três partes: a cimalha, que lhe forma a base, as empenas ou os lados inclinados e o tímpano, a superfície central triangular. Atualmente, sua função original foi praticamente abandonada, e o elemento passou a servir de mero ornamento.
FRONTISPÍCIO
Fachada ou frente de um edifício -o mesmo que frontaria.
FUNDAÇÃO
Alicerce. Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra.
FUNGO
Microorganismo vegetal que se aloja como parasita nas madeiras, provocando o apodrecimento das mesmas.
FUSÍVEL
Dispositivo que opera com limites de amperagem. Quando existe sobrecarga no sistema elétrico, impede que o resto do circuito sofra os efeitos da sobrecarga.
FUSTE
Nome do tronco da coluna, situado entre a base e o capitel. Tronco da árvore, entre as raízes e a copa.