Pesquisar no Glossário

Glossário de Obra

Significado dos termos mais comuns de reforma e construção iniciados com a letra D

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z
DECAPÊ
Técnica em que se aplica massa de dióxido de titânio (pó branco), pinta-se a superfície e depois se marca com uma vassoura, o que deixa um relevo.
DECIBEL
Unidade de medida da intensidade do som.
DECK
Palavra inglesa que designa o convés dos navios. Na arquitetura, refere-se às plataformas feitas com tábuas para circundar piscinas ou espelhos d'água.
DECLIVE
Quando a inclinação do terreno se apresenta abaixo do nível da rua. Plano que garante o rápido escoamento das águas das chuvas. Descida.
DEMÃO
Cada camada de tinta aplicada sobre uma superfície.
DESATERRO
Ato de retirar um volume de terra de um local.
DESCANSO
Patamar para descanso nas escadas de lances compridos.
DESEMPENADEIRA
Instrumento de pedreiro feito de madeira que consta de uma tábua grossa, com uma das faces bem aplainada e a outra possuindo uma alça, usada para distribuir o reboque sobre a parede a revestir e depois para aplainá-la ou desempená-la -serve também para suportar o reboque que o pedreiro retira com a colher, quando executa pequenos retoques.
DESEMPENAR
Alisar, aplainar o reboque fino colocado sobre o emboço -tornar uma superfície perfeitamente plana.
DICRÓICA
Lâmpada halógena de foco dirigido cuja intensidade de luz é aumentada pelo grande índice de reflexão de sua campânula.
DINTEL
Verga superior da porta ou da janela, que assenta sobre as ombreiras, que pode ser executada nos mais variados materiais -também são assim chamados cada um dos degraus ou saliências laterais sobre que assentam as prateleiras de uma estante. O mesmo que lintel.
DISJUNTOR DR (DDR)
Dispositivo elétrico com elevada capacidade de interrupção, podendo garantir, conjuntamente, proteção contra sobrecorrente (sobrecarga e curto-circuito) e contra os contatos indiretos, dentro de valores especificados.
DISPOSITIVO DR (Diferencial Residual)
Interruptor automático que, segundo a legislação brasileira, deve ser instalado nos circuitos elétricos que atendem banheiros, cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço e externas e cuja função é desligar correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère) que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.
DOMO
Peça de fibra de vidro ou acrílico usada na cobertura da edificação para iluminar o interior. Nome das superfícies côncavas que revestem, protegem ou cobrem o extradorso das cúpulas ou abóbadas de revolução.
DORMENTE
Peça de madeira usada na composição de escadas e peitoris. Também é utilizado para assentar os trilhos das estradas de ferro.
DRENAGEM
Escoamento das águas nos terrenos encharcados, por meio de tubos, valas ou fossos, chamados de drenos.
DRENO
Tubo ou vala subterrânea que serve para esgotar a água no terreno alagadiço, isto é, para a drenagem.
DRY WALL
Parede com estrutura de aço revestida, em ambos os lados, por painéis de gesso acartonado. O esqueleto de aço define o alinhamento e o perfil da parede, proporcionando estruturação e resistência, enquanto os painéis atuam como vedação física e visual e asseguram a isolação térmica e acústica, além de servirem como suporte para os acabamentos. As estruturas podem ser simples ou reforçadas, e os painéis podem ser tratados com produtos hidrofugantes para uso em ambientes úmidos. O sistema permite que todas as instalações elétricas e hidráulicas sejam facilmente embutidas.