Drenagem de terreno

Drenagem de terreno
Drenagem de terreno

Um sistema de drenagem é fundamental para os proprietários que vivem em áreas onde a precipitação de água de chuva é excessivas, para aqueles que têm uma grande superfície que precisa ser irrigada ou para os proprietários que têm depressões e elevações no gramado de suas propriedades. Estes problemas podem ser resolvidos seguindo alguns passos simples.

Descubra a origem do excesso de água

Inundações e infiltrações são a causa principal de jardins e gramados enlameados ou encharcados. O problema básico é o excesso de água, e a ausência de drenagem da água. Antes de pensar em instalar um sistema de drenagem, é preciso descobrir qual é a principal causa do excesso de água. Ela pode ser tanto chuvas fortes, nascentes subterrâneas, tubulação de água ou esgoto quebrados. Se a fonte da água em excesso é representado por uma tubulação quebrada, você não vai precisar instalar um sistema de drenagem. Você apenas tem que consertar os canos. Mas se a instalação de um sistema de drenagem se faz necessária, você tem que levar alguns fatores em consideração.

A composição do solo

Argila do solo é um fator que leva à acumulo excessivo da água. Isso pode ser corrigido misturando a argila do solo com materiais como adubo, areia ou gesso.

A elevação de terrenos

Ao posicionar o sistema de drenagem, você deve ter certeza de posicioná-lo em um ângulo, inclinado-o para baixo, em direção a um ponto inferior ao do restante do sistema.

Tipo de sistema de drenagem

Se você optar por uma vala aberta, a mesma tem que ser de pelo menos 12 cm. de profundidade e 12 cm. de largura. A trincheira Gravel é a alternativa para aqueles que não querem uma vala aberta no seu quintal. A trincheira deve ser preenchida com cascalho e depois coberto com terra vegetal e grama. Este método é eficaz, mas tem o risco de entupimento devido á lavagem do solo. Você pode também usar um tubo de drenagem. Pense em usar um tubo com 12 polegadas de diâmetro ou maior para evitar entupimentos.

Esses sistemas de drenagem são eficazes para diferentes tipos de problemas. Em alguns casos, você pode ter que usar mais de um tipo de sistema de drenagem para manter a água em excesso fora do seu quintal.

Fonte: DIY Start

Mais dicas