Conheça os fatores principais na elaboração de um projeto de paisagismo

Conheça os fatores principais na elaboração de um projeto de paisagismo
Conheça os fatores principais na elaboração de um projeto de paisagismo

Alguns fatores e informações são fundamentais na hora de planejar um jardim ou um pomar. Você deve averiguar as condições do solo, planejar a escolha das plantas de acordo com o clima de sua região, por exemplo. Separamos os principais fatores que você deve levar em conta:

1 - Tipo de clima: determina as opções possíveis de planta, seja as ornamentais ou frutíferas.

2 - Topografia: Determina as condições do terreno, o traçado geral do projeto e a necessidade de adaptação ou alteração da paisagem natural.

3 - Vegetação nativa: Se você conhece a vegetação nativa da região, terá informações também sobre a fertilidade do solo. As nativas também podem servir de base para selecionar novas espécies.

4 - Tipo de solo: A composição do solo (textura, estrutura e fertilidade) ajuda a prever as técnicas e insumos que deverão ser utilizados, assim como para determinar as espécies de plantas que se adaptam bem ao local. Já explicamos em outro post, algumas dicas para avaliar os tipos de solo (veja aqui http://www.jardimdasideias.com.br/872-conheca_seu_solo)

5 - Ventos predominantes: a incidência dos ventos ajuda a determinar o local onde será plantada cada espécie.

6 - Atividades principais: conhecer as principais atividades que serão desenvolvidas no jardim, assim como o público alvo, ajuda na hora de planejar a localização de cada elemento. Nossa dica: desenho um esboço antes de começar a plantar.

Fonte: Jardimdasideias

Mais dicas