Dicas de instalação hidráulica

Dicas de instalação hidráulica
Dicas de instalação hidráulica

Dezesseis dicas importantes sobre instalações de água ou instalações hidráulicas, que são importantes no projeto e execução das instalações. Contém informações para instalações de água fria com tubos de pvc roscáveis e soldáveis e para quente em tubos especiais. Pontos Importantíssimos

Aqui são realçadas as dicas mais importantes para instalações de água quente ou fria, com tubos de pvc, pois serem isentos de corrosão e os mais utilizados hoje em dia. Canos de ferro apresentam alta resistência mecânica quando novos, mas são mais caros e sujeitos à corrosão com o decorrer do tempo.

1- O canos de pvc, vulgarmente chamados de canos de plástico, são execelentes para escoar água fria à temperatura ambiente, em torno de 20º C. Mas os tubos e conexões de pvc comum não são recomendados para escoar água quente.

2- Para água quente, pode-se usar canos de ferro galvanizado (sujeitos à corrosão) ou tubos e conexões de cobre como melhor opção quanto à manipulação e facilidade de trabalho. Ou pode-se usar a linha "Aquatherm" da Tigre ou similirares de boa quallidade. A linha Aquatherm tem apresentado excelente desempenho e tem sido muito utilizada.

3- Deve-se tomar cuidado com pontos sujeitos à alto aquecimento por onde passam tubulações de PVC de água fria, como aquecedores, chaminés, ou com cruzamentos de canos que levam água quente. Cruzamentos com tubulações metálicas de água quente, quando mal feitos ou mal isolado podem estragar a tubulação de água fria e causar vazamento no local.

4- Para colunas de incêndio (geralmente em prédios comerciais ou edifícios de apartamentos), e demais tipos de instalações de proteção contra fogo, não devem ser instaladas tubulações de pvc rígido, pois em caso de incêndio, podem não resistir à alta temperatura.

5- Os adesivos para pvc é um agente químico agressivo ao próprio material, e portanto não deve ser usado em excesso. Usar somente na quantidade necessária para colar as peças. As sobras devem ser retiradas com estopa, e não se deve tentar fechar furos ou preencher espaços com o adesivo. 6- Para fazer roscas em tubos roscáveis (cor branca), deve-se usar tarrachas próprias ou cossinete de diâmetro adequado com a rosqueadeira ou tarraxa que permite o intercâmbio para os diferentes diâmetros.

7- Não se deve forçar excessivamente ou apertar mais que o necessário. Não é o aperto que fará a vedação, e sim o material correto e bem aplicado. Em tubos e conexões roscáveis, deve-se usar a fita veda rosca de boa marca.

8- Tubulações de pvc rígido só devem ser utilizadas abastecer aquecedores com reserva de água, se for garantido que não existe retorno de água quente do aquecedor para a tubulação de alimentação. Veja as recomendações do fabricante do aquecedor e tenha certeza que as instalações são bem dimensionadas.

9- Em tubos e conexões de de juntas soldáveis (tubos marrons), use lixa 100 e estopa com solução limpadora e adesivo de boa qualidade. Recomenda-se que o adesivo seja da mesma marca do fabricante da tubulação. Não adianta comprar uma tubulação da melhor qualidade e usar um adesivo ruim, abaixo das especificações do fabricantes.

10- Quando a tubulação se conecta à bombas, bebedouros e demais equipamentos que exijam manutenção periódica, instale uma peça chamada "união" para facilitar a retirada do equipamento e posterior recolocação.

11- A Tigre não recomenda instalar tubos de pvc roscável com conexões de ferro galvanizado, pois as mesmas estão sujeitas à sofre corrosão interna (ferrugem), provocando pontos de estrangulamento, prejudicando assim a instalação.

12- Em locais onde possa existir troca de equipamentos ou manutenção, como na ligação de chuveiros, torneiras e etc, deve-se usar conexão com bucha de latão nas esperas, ou seja, no local onde a torneira vai ser rosqueada na conexão junto à parede. O motivo é evitar que a rosca seja espanada ou gasta, evitando-se assim a necessidade quebrar a parede para troca de peças.

13- Em caso de tubos de pvc sob a terra, em valas, tome cuidado para não envolve-lo com material contendo pedras ou corpos estranhos que possam danifica-los. Este cuidado é muito importante principalmente em casos de vala compactada.

14- Não utilize fogo para curvar ou alargar a boca de tubos de pvc (abrir bolsa) para fazer ligações. Isto é o chamado serviço "porco" e danifica o material. Existem conexões adequadas para fazer qualquer tipo de instalação. Quem não sabe disto, ou não sabe utiliza-las não é um profissional da melhor qualidade e responsabilidade.

15- Na instalação da caixa d´agua, exija sempre a instalção do ladrão e também tubulação de limpeza. Isto vai evitar transbordamentos e problemas futuros, além de facilitar manutenção e limpeza.

16- Um dos principais causadores de problemas ou rompimentos em instalações hidráulicas, é o chamado "golpe de aríete", causado pelo aumento de pressão momentânea devido à abertura para grande fluxo de água e fechamento brusco, como acontecia com algumas válvulas antigas ou mal reguladas. Deve preferir válvulas de descarga que são projetadas para não causar este tipo de problema.

Fonte: Jrrio

Mais dicas