Dicas para comprar pisos cerâmicos

Dicas para comprar pisos cerâmicos
Dicas para comprar pisos cerâmicos

Trocar o piso da casa ou do escritório é dar nova vida ao ambiente, isso todos nós sabemos. Mas diante das opções de preços, tipos, e qualidades, ficamos com uma certa dúvida na hora de comprar. Talvez pelo fato de demorarmos a ter que trocar pisos acabamos por ficar desatualizados em relação às novidades do mercado. Nesse artigo vamos abordar as dicas e informações sobre como escolher o piso mais adequado e também o significado das principais especificações.

Porque devemos estar atentos

De acordo com a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento), há cada vez mais produtos de baixa qualidade, resultantes de processos de fabricação deficientes. Alguns fabricantes, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, reduzem propositalmente o tempo de permanência no forno, reduzindo custos de fabricação e gerando produtos de qualidade inferior. Por sorte, existem atualmente 12 empresas do setor que submeteram voluntariamente seus produtos ao processo de certificação. As marcas certificadas podem colocar, na embalagem ou no produto, a marca do Organismo de Certificação, acompanhada do logo do INMETRO (organismo credenciador), atestando que o produto está de acordo com as normas.

Características Geométricas

O processo de queima das placas cerâmica em fornos onde a temperatura facilmente ultrapassa os 1000 graus centígrados faz com que as mesmas variem em sua forma e tamanho. Essas variações são previstas, mas há um limite e isso conta como fator de qualidade. O esquadro, a curvatura, o empenamento e a variação de espessura das placas cerâmicas são dados importantes inclusive para o profissional que irá assentá-las na sua obra. As informações a respeito das dimensões das placas cerâmicas (dimensão nominal, dimensão de fabricação e espessura) devem estar presentes na embalagem dos produtos. Por isso, é sempre bom procurar por produtos RETIFICADOS. As peças cerâmicas quando retificadas apresentam praticamente o mesmo tamanho. Fato este que facilita consideravelmente o alinhamento na hora do assentamento.

Absorção de água

A taxa de absorção de água é fator de extrema importância pois influencia diretamente na resistência mecânica da placa. Quanto mais essa placa absorve umidade, menos resistência ela terá. Placas com baixíssimas taxas de absorção são os porcelanatos, que chegam a praticamente 0%. Essa informação deve vir explícita na embalagem, pois é fundamental para a escolha do produto dependendo da aplicação. Para banheiros, por exemplo, onde a umidade é alta, deve ser usada uma cerâmica com baixa taxa de absorção. Vejam as informações abaixo.

  • Porcelanatos: baixa absorção e resistência mecânica alta (0 a 0,5%)
  • Grês: baixa absorção e resistência mecânica alta (0,5 a 3%)
  • Semi-Grês: média absorção e resistência mecânica média (3 a 6%)
  • Semi-Porosos: alta absorção e resistência mecânica baixa (6 a 10%)
  • Porosos: alta absorção e resistência mecânica baixa (acima de 10%)

Identificações Nas Embalagens (Rotulagem)

De acordo com a Norma, várias informações devem estar presentes na embalagem, como tamanho, classe de abrasão (PEI) números de peças por caixa, lote, especificação de juntas, etc. A ausência de informações, principalmente daquelas relacionadas a aspectos técnicos do produto, pode levar o consumidor a adquirir produtos que não sejam adequados às suas necessidades.

Como Escolher Corretamente

Leve em consideração os seguintes requisitos:

  • Procedência do Produto: informações sobre o fabricante (telefone, endereço) e indicação de estar de acordo com as normas.
  • Local de Aplicação (parede ou piso): área residencial, comercial ou industrial.
  • Trânsito no Local: de pessoas, de veículos, de móveis que são arrastados - para determinar o Índice PEI do produto que será comprado.
  • Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do produto - para locais mais úmidos, recomendam-se produtos com baixa absorção.
  • Metragem do Local (m2): para cálculo da quantidade de peças necessárias.

PEI

Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação.

  • PEI 1: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.
  • PEI 2: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.
  • PEI 3: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).
  • PEI 4: recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.
  • PEI 5: recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.

Recebimento do Material

Verifique se todas as caixas contêm produtos do mesmo tamanho, tonalidade, qualidade, lote e índice PEI (classe de abrasão superficial), e se essas especificações correspondem ao seu pedido e se estão discriminadas na embalagem.

Como Armazenar Peças Sobressalentes

  • Armazene as embalagens que sobraram em ambientes protegidos do sol e da chuva.
  • Evite lugares muito úmidos ou com possibilidades de empoçamento de água.
  • Mantenha as embalagens secas e em posição vertical.

Limpeza

Nunca utilize ácido para a limpeza dos revestimentos cerâmicos, ele corrói o esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base. Sua conservação e limpeza podem ser feitas com uma simples solução de água e detergentes neutros.

Fonte: Inmetro

Mais dicas