Dicas para escolher o porcelanato para sua casa

Dicas para escolher o porcelanato para sua casa
Dicas para escolher o porcelanato para sua casa

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pelo seu modo de produção, ele pode ser usado tanto interna quanto externamente. Alguns são adequados para áreas de alto tráfego enquanto outros são usados em lojas, escritórios e residências. São muito versáteis e podem inclusive revestir bancadas de banheiros e cozinhas por exemplo.

Suas características principais são: uniformidade de coloração, alta resistência à abrasão física e química, massa homogênea e podem ser classificados como: toda massa e esmaltado. Existem exemplares de espessura normal e os extra finos com espessuras especiais para aplicação de piso sobre piso. Para áreas externas ou área molhada indicam-se produtos mais ásperos para evitar possíveis escorregões.

Os porcelanatos que recebem películas esmaltes (esmaltados) podem ser classificados através do PEI (Porcelain Enamel Institute) que testa a resistência ao desgaste da superfície esmaltada variando de resistência 1 a 5 e MOHS é medido pelo grau de dureza do esmalte que varia de 1 a 10. Assim cada área é indicado uma resistência mínima dependendo do tráfego de pessoas em cada ambiente e a necessidade de resistência do piso.

Se você prestar bem atenção, até o acabamento das bordas são diferenciados: quando ele é com o corte preciso é chamado de retificado, e quando as bordas são levemente arredondadas são chamamos de bold. Temos também o borda plana que assemelhasse ao retificado, mas seu recorte não é tão uniforme quanto o retificado.

Geralmente no caso do retificado, o acabamento final é mais uniforme, já que a peça e o rejunte ficam no mesmo nível, e os espaçamentos entre as peças são menores de 1 a 2 mm. Enquanto no bold, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato além da junta de dilatação ser maior de 3 a 5 mm.

Junta seca é a aplicação do produto sem espaços entre as peças. A Junta Seca proporciona o efeito de uma placa única, em que não se nota a emenda entre as peças. Existem vários formatos destes produtos e na hora de projetar é necessário que o especificador informe qual formato e qualidade ficam melhor para o tamanho da casa e em qual formato haverá menos quebra. (Perda do produto).

O porcelanato técnico são produtos que apresentam absorção de água menor que 0,1%. Uma classe de produtos que se enquadra nesta tipologia são os porcelanatos polidos.

Os porcelanatos polidos devido ao seu processo de polimento ocorre a aberturas de uma pequena porosidade em sua superfície que é fechada através de um tratamento anti-manchas (nanotecnologia). Este tratamento tem como objetivo evitar manchas, mas como todo porcelanato polido deve-se ter um cuidado especial na limpeza diária, utilizando produtos neutros com ph=7,0.

Os produtos qualidade A (extra) são produto atendem todas as normas técnicas de qualidade (NBR 15463, NBR 13818). Os produtos comercializados em comercial ("C") representa as peças que apresentam algum tipo de defeito.

Fonte: RevistaRV

Mais dicas