Troca de casa antiga por nova, vantagens e desvantagens

Troca de casa antiga por nova, vantagens e desvantagens
Troca de casa antiga por nova, vantagens e desvantagens

Trocar de casa é um hábito comum a muitas pessoas, frequentemente as pessoas acabam trocando de casa e os motivos para isso são diversos, desde a compra de uma nova casa até necessidades relacionadas ao trabalho, escola das crianças, logística do dia a dia, entres outras situações. Afinal trocar uma casa antiga por uma casa nova é uma decisão vantajosa? Ou seja, quais as vantagens e as vantagens de morar em uma casa antiga ou em uma casa nova? Vale a pena a troca?

Casa antiga

Muitas pessoas preferem morar em casas antigas e isto é visto como uma vantagem em relação às residências mais modernas. A arquitetura na casa, o tamanho dos cômodos, o pé direito geralmente alto, entre outras características comuns as construções mais antigas são atrativos para as pessoas que acabam preferindo esse tipo de casa. Como desvantagem está o fato de quê construções muito antigas tende a precisar de manutenção mais constantes, visto que muitos materiais como encanamento, materiais elétricos, entre outros foram usados ou feitos em uma época de usos bastante diferente dos atuais. Também é preciso considerar que casas antigas tem pisos e azulejos antigos e isto pode ser visto como vantagem ou desvantagem, tudo dependerá do ponto de vista da pessoa que estiver usando o imóvel. Conta ainda como um ponto favorável o tamanho do imóvel que geralmente são bem maiores do que as construções atuais, isto é uma coisa boa, sem contar que dependendo do imóvel a estrutura é bem mais sólida do que as construções feitas atualmente. Mas a casos também de construções antigas serem feitas sem um padrão de construção, com uso de materiais muito simples como o barro, por exemplo. Desta forma analisar um imóvel antigo é uma tarefa complicada, é preciso considerar como ele foi feito, quais materiais foram utilizados, e à situação atual do imóvel. Só assim é possível concluir se é mais vantajoso usar esta casa ou trocar por uma mais moderna.

Casa nova

Uma casa nova é visto como uma vantagem sobre quase todos os aspectos, por ser nova geralmente sua construção deverá ser aprovada na prefeitura e o projeto criado e acompanhado por um engenheiro que levou em consideração as atuais exigências de construção, não só o projeto mas a construção em si que deve estar dentro de parâmetros modernos e aceitáveis para uma boa habitação. Se isto se for verdade então podemos dizer que esta casa tem boas vantagens.

Como desvantagem está o fato de que muitas construções modernas estão cada vez menores e em terrenos muito pequenos, isto acontece devido ao crescimento das cidades e à escassez de espaço para construção. Antigamente era comum terrenos 400 ou 500 metros quadrados, hoje boa parte dos terrenos giram em torno de 200 a 300 metros, dependendo da cidade e da região. Construções menores e em terrenos menores tendem a trazer menos conforto e isto pode ser visto como uma desvantagem das casas mais novas. De novo temos de levar em conta que isso também não é regra, mas aparece em muitos casos.

Um bom exemplo disso são os apartamentos mais antigos que geralmente são grandes e espaçosos, enquanto que os empreendimentos atuais de apartamento, com algumas exceções, estão cada vez menores. Hoje é possível encontrar apartamentos de 50 metros quadrados, 60 metros, ou 70 metros. Desta forma não considero uma vantagem trocar no apartamento antigo por um novo, visto que em apartamentos você já não tem espaço de quintal esse é se o espaço interno for muito pequeno, torna-se complicado pouco confortável esse tipo de habitação.

Conclusão

A conclusão feita de maneira geral é que as casas mais antigas são mais espaçosas e com terrenos mais espaçosos também, as habitações novas têm melhores padrões de construção e claro, a vantagem de ser nova. A decisão de qual é a melhor e se vale a pena trocar uma casa antiga por uma nova, requer uma análise dos dois imóveis e só assim considerar o que é melhor.

Fonte: Casadicas

Mais dicas