Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente
Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Agora qual é melhor, persiana ou cortina?

Para resolver questões como estas, a primeira providência é analisar aspectos como a temperatura média do lugar. "Se a ideia for refrescar o ambiente, nada melhor do que materiais leves como bambu e palha que mantêm o ar ventilado", diz Erinaldo Lucena, designer de interiores. "Porém, se o objetivo for aquecer, aposte em cores quentes e tecidos pesados, como algodão grosso e napa", afirma.

Outro aspecto de grande importância a ser observado é o tamanho da cortina ou persiana. Segundo o designer, quanto mais limitada ao espaço exato da janela, mais clean e amplo ficará o lugar, liberando possíveis paredes laterais para itens decorativos. A arquiteta Débora Roig reforça a ideia e indica que as áreas próximas às laterais da janela sejam cobertas por, no máximo, 15 centímetros de tecido. "A parede deve ser usada para colocar quadros e luminárias; se for totalmente coberta poderá deixar o ambiente monótono", afirma.

Já a arquiteta Priscila Gonçalves acredita em um impacto visual maior quando a cortina termina próxima do chão. "Modelos curtos são indicados apenas quando objetos de decoração, como sofás e mesas, ficam na frente do tecido", lembra.

O cuidado para não sobrecarregar a decoração deve estar presente em toda a casa. Por isso, em locais como sala de estar, o indicado é usar cortinas de voile e linho. Quanto às cores, tons escuros diminuem o espaço, já os neutros como bege e off-white podem ser usados como contraste com sofás estampados. Nos quartos, Priscila afirma que a melhor saída é escolher cortinas de tecidos leves - como seda - e tonalidades suaves. "Este ambiente será frequentado todos os dias e, se o tecido tiver uma cor forte, irá enjoar rápido", diz a arquiteta. Além disso, caso a janela receba muita luz do sol, a alternativa é colocar uma tela de blecaute por detrás da cortina, garantindo o bloqueio total da luminosidade externa.

A vantagem das persianas

Ainda que as cortinas apresentem requinte na decoração, muitas vezes são as persianas que oferecem a melhor saída. Práticas, elas garantem leveza aos espaços, valorizam o ambiente externo e oferecem regulagem de luz. Tais características fazem das persianas de lâmina opções ideais para ambientes, como banheiro e cozinha, que necessitam de materiais fáceis de limpar e que não absorvam gordura. Com isso, o ideal é usar materiais como bambu, alumínio ou PVC. É possível também dar preferência a modelos como o rolô principalmente quando a janela abrir para dentro. Mas com diversos modelos e materiais, as persianas também são, cada vez mais, uma opção para quartos e salas. Por sua facilidade de limpeza, os modelos em alumínio e madeira são os mais escolhidos, já que acumulam menos poeira. Nos quartos, uma boa opção é a persiana romana que tem visual clássico - mas também agrada a contemporâneos - e admite base com vários tecidos desde fibras naturais até poliéster.

Fonte: Delas

Mais dicas