Cisternas: Captação e armazenagem

Cisternas: Captação e armazenagem
Cisternas: Captação e armazenagem

O que é?

É um sistema de captação de água de chuva, escoamento por meio de calhas e tubos e armazenagem. Normalmente,é utilizado o próprio telhado das moradias, porém, deve-se observar que, além do tamanho (área do telhado) necessário, ele deve estar em boas condições (caída, sem desvios ou goteiras) para captar toda a água da chuva. Em cerca de 90% dos casos a área do telhado é grande o suficiente para garantir uma quantidade de água potável suficiente para todos que moram debaixo desse telhado. Porém também é possível usar uma área no chão, que seja cimentada ou coberta com pedras, como área de captação. As calhas e bicas para captar a água do telhado podem ser de vários tipos de material: canos de PVC cortados no meio, folhas de zinco, até latas de óleo ou madeira. As calhas devem ficar imediatamente em baixo das telhas para não desperdiçar a chuva com rajadas de ventos.

Veja algumas observações antes de iniciar a construção:

  • Devemos analisar a área do telhado (área de captação de água);
  • Quanto chove em nossa região (potencial de volumen de água para o reservatorio);
  • Tipo de telha existente, evitando as de amianto (Eternit, Brasilit e similares);
  • Quantidade de água que necessita (demanda familiar);
  • Dimensionamento do volume da cisterna.

Exemplo:

Área do telhado 120 m2 / Quantidade de chuva 100mm/ mês

Considerando que 1mm de chuva em 1m2 de telhado é igual 1 litro, logo teremos disponível no mês 12.000 litros para ser armazenado. Então projetamos uma cisterna com capacidade de armazenar 12m3 (1m3 = 1000litros), tendo assim 400 litros disponível por dia.

Localização

Quando for construir uma cisterna, é preciso prestar atenção à altura entre o telhado e a cisterna. O telhado deve ser mais alto que a cisterna, para permitir que a água desça de todos os lados por gravidade. O local da construção da cisterna deve estar situado longe de lixões, currais, fossas ou outros pontos de poluição que possam colocar em risco a qualidade da água e/ou comprometer a estrutura da cisterna. A distância mínima entre a cisterna e esses locais deve ser de 10 a 15 metros. É importante que a construção seja feita próxima da cozinha, para facilitar o abastecimento da casa, a colocação das calhas, tubos da área de captação e o próprio acesso à água. Não é recomendável construir a cisterna em local próximo a árvores e arbusto com raízes fortes, como juazeiro, barriguda e outras, pois essas plantas podem quebrar as paredes da cisternas, provocando vazamentos.

Mais dicas